Serviços com foco em sustentabilidade

Oferecemos serviços customizados aos nossos clientes.

Nossa missão é auxiliá-los na definição e obtenção de suas metais ambientais.

Certificação LEED

Sustentabilidade documentada
 

A certificação de uma edificação de acordo com os parâmetros LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) pode reduzir seu consumo de energia e água em até 30% e os resíduos da construção em até 75%. (Fonte USGBC)



Requisitos LEED

Empreendimentos LEED ganham pontos por satisfazer critérios específicos de Construções Sustentáveis e existem 100 pontos possíveis,além dos pontos por Inovação em Projeto ou Operação mais os Regionais, divididos entre cinco categorias:



  • Espaços Sustentáveis

  • Uso Racional da Água

  • Energia & Atmosfera

  • Materiais & Recursos

  • Qualidade Ambiental Interna



Os níveis de qualificação da Certificação LEED são:

  • Certified:  40-49 pontos

  • Silver:  50-59 pontos

  • Gold:   60-79 pontos

  • Platinum:  + de 80 pontos

Novva Solutions e o Processo de Certificação LEED

A Novva Solutions fornece os seguintes serviços para garantir o cumprimento com os Requisitos LEED:

Diagnóstico e Checklist LEED

Fornecemos um diagnóstico técnico dos projetos e especificações da situação atual do empreendimento quanto ao potencial atendimento de cada pré-requisito e crédito LEED.

Desenvolvemos o Checklist LEED indicando os pontos passíveis de obtenção com definição dos graus de dificuldade e a provável qualificação da futura certificação LEED: Certified, Silver, Gold ou Platinum.

Consultoria LEED - Fase de Projetos

Esta fase da consultoria visa estabelecer as ações de intervenção nos projetos já existentes ou aplicação das estratégias definidas no Diagnóstico LEED relativas a cada pré-requisito ou crédito em particular. Reuniões técnicas são realizadas com as equipes de projetos de arquitetura, paisagismo, ar condicionado e ventilação, elétrica e hidráulica, onde ocorrem as principais atividades desta fase.



Consultoria LEED - Fase de Obras

Esta fase da consultoria visa estabelecer as ações necessárias ao desenvolvimento das obras de acordo com as exigências do sistema de qualificação LEED, respeitando as estratégias definidas no Diagnóstico LEED relativas a cada pré-requisito ou crédito em particular que se aplique a esta fase, onde reuniões técnicas são realizadas periodicamente com a equipe de obras.



Gerenciamento da Implementação da Certificação LEED

A Novva Solutions elabora toda a documentação necessária para obtenção de uma certificação LEED, em Português ou Inglês, utilizando as informações fornecidas pelas equipes de projetos e obras para comprovar o atendimento aos pré-requisitos e créditos visados.​

 

Comissionamento

Verificação dos sistemas prediais
Building Commissioning Association
O que é comissionamento?


O Comissionamento é um programa de garantia de qualidade que verifica que os sistemas relacionados ao consumo de energia do empreendimento foram projetados, instalados, calibrados e funcionam em conformidade com os Requisitos do Proprietário para o Empreendimento (OPR).


​Comissionamento - Fase de Projetos

O Plano de Comissionamento
O objetivo do plano de comissionamento é fornecer orientação para o processo de comissionamento e definição de papéis e responsabilidades dos projetistas e dos instaladores.


​Os Requisitos do Proprietário

Os Requisitos do Proprietário para o Empreendimento (Owner's Project Requirements, OPR) servirão de base a partir da qual todas as decisões de projeto, construção e operação serão tomadas.​

 

As Bases do Projeto

As Bases do Projeto (Basis of Design, BOD) são uma documentação que contempla as principais hipóteses e pressupostos por trás das decisões de projeto, com o intuito de atender aos Requisitos do Proprietário para o Empreendimento (OPR). ​ ​

 

Revisão de Projeto
A Autoridade de Comissionamento realiza uma Revisão de Projetos baseada no OPR e no BOD.


Os Requisitos de Comissionamento
Os Requisitos de Comissionamento são desenvolvidos pela Autoridade de Comissionamento e fornecem detalhes para que os licitantes possam compreender claramente o processo de Comissionamento.

​Comissionamento - Fase de Obras

Os Dados Técnicos dos Equipamentos

A Autoridade de Comissionamento revisa e aprova os Dados Técnicos dos equipamentos antes da compra de qualquer equipamento comissionado.

 

Instalação dos Sistemas
A Autoridade de Comissionamento faz inspeções periódicas durante a instalação dos sistemas e cria e atualiza um Registro de Pendências descrevendo os problemas encontrados na instalação dos sistemas, registrando a resolução dos mesmos.

O Manual de Sistemas

A Autoridade de Comissionamento compila um Manual de Sistemas com foco na operação eficiente dos sistemas do edifício. Ele inclui a versão final das Base de Projeto, os setpoints , os desenhos as-built, as seqüências de operação e as instruções para sistemas integrados.
​​

Testes de Desempenho Funcionais
Os Instaladores, sob a direção da Autoridade de Comissionamento, conduzem as manipulações do hardware e dos softwares necessárias para realizar os Testes de Desempenho Funcionais, em conformidade com os Requisitos de Comissionamento e os memoriais descritivos.


O Relatório Final de Comissionamento
A Autoridade de Comissionamento elabora um Relatório Final de Comissionamento com o resumo de todas as tarefas, as conclusões e a documentação do processo de comissionamento.


​A Revisão de Operação

A Autoridade de Comissionamento retorna, cerca de 8 a 10 meses após a ocupação do edifício, para rever as operações e o desempenho do edifício juntamente com o pessoal de operações para discutir quaisquer problemas operacionais ou relacionados com o comissionamento.​


 

Simulação Energética

Uma ferramenta para maximização da eficiência energética

A Simulação Energética é uma ferramenta valiosa para avaliar o consumo de energia de um edifício e quantificar as economias atribuíveis ao projeto proposto. A Simulação Energética pode ajudar a otimizar o projeto da edificação e permite que a equipe de projetos priorize investimentos nas estratégias que terão o maior efeito sobre o consumo de energia do edifício.

 

O LEED requer a elaboração de simulação energética quando qualquer um dos pontos possíveis no crédito EAc1 (Energy & Atmosphere, credit 1: Optimize Energy Performance) relativos à otimização do desempenho energético forem buscados.​ ​​

 

A primeira simulação computacional é feita na fase de desenvolvimento inicial dos projetos para estimar o nível de uso da energia anual do empreendimento e comprovar a conformidade com o pré-requisito LEED que exige um mínimo de 10% de redução no seu consumo anual de energia quando comparado a um edifício baseline. ​

 

Pontos adicionais estão disponíveis para projetos que reduzam o consumo de energia em até 48%.

 

Medição e Verificação

Monitoramento do uso de energia por sistema

Medição e Verificação

O objetivo do Plano de Medição e Verificação (M & V Plan) é fornecer ao proprietário e aos operadores do edifício as evidências de que os sistemas relacionados ao consumo de energia estão operando com o desempenho projetado.
 
A verificação do desempenho energético é feita através do registro do consumo real de energia medido através de sub-medidores ou de um sistema de automação predial (BMS). Estes dados são utilizados para criar a Simulação Energética Calibrada de consumo real de energia ao longo do período de um ano.

 

 
Sumário do Processo de M & V
 

A Novva Solutions trabalha com o proprietário para ajudar a estabelecer os objetivos e o escopo do processo de M & V.

 

São feitas recomendações com base no tipo de construção, ocupação e horários de uso, equipamentos dos sistemas e considerações sobre o orçamento do proprietário. Dados de uso de energia são recolhidos pelo Sistema de Automação Predial através de sensores e sub-medição dos principais sistemas e equipamentos.

 

A eficiência energética esperada é a estabelecida pela Simulação Energética Baseline.

O consumo de energia e os dados de demanda são então inseridos na Simulação As-built Calibrada usando um software de simulação aprovado pelo USGBC, conforme descrito neste plano. Os dados de entrada relativos à ocupação efetiva, horários de operação e dados meteorológicos locais são os mesmos em ambas as simulações para anular seu efeito sobre a eficiência energética global.

 

No final do período de M & V (12 meses) o fornecedor da Simulação Energética irá apresentar os resultados da comparação do consumo previsto de energia com o consumo real de energia discriminado por sistemas e subsistemas.

 

Será fornecido também um Plano de Ação Corretiva a ser implementado caso as metas de redução de consumo de energia não estejam sendo atendidas.

 

© 2010 - 2017 Novva Solutions

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • LinkedIn Square