top of page

Novo recorde de eficiência é atingido por Painéis solares de grafeno

Cientistas do grupo de dispositivos fotovoltaicos e optoelectrónicos da Universidade Jaume I, na Espanha, e da Universidade de Oxford, na Inglaterra conseguiram aumentar a eficiência das células solares de grafeno para 15,6%. O protótipo utiliza uma combinação de óxido de titânio e grafeno como bateria recolectora e perovskita como absorvente solar, refere o Gizmag.

Usando uma técnica de disposição com base numa solução, esta nova célula de grafeno é fabricada a baixas temperaturas, com as várias camadas que compõem a célula sendo processadas abaixo dos 150ºC . Este processo proporciona menores custos de produção a nível de potência, além de tornar possível que esta tecnologia seja aplicada em plásticos flexíveis,

Por possuir características eléctricas ópticas, mecânicas e térmicas únicas, o grafeno é um excelente condutor de calor e electricidade. Apesar de ser o material mais fino descoberto até à atualidade, é a substância mais resistente que se conhece.

Quando incorporado num painel solar, o grafeno facilita o abastecimento de energia a numerosos dispositivos electrónicos, ao contrário dos metais convencionais, que absorvem a luz.

Saiba mais aqui

bottom of page